«Convém amar os pobres com um afecto especial, vendo neles a pessoa do próprio Cristo, e dando-lhes a importância que Ele mesmo dava» São Vicente de Paulo

quarta-feira, 24 de março de 2010

Como poderei organizar a pastoral da comunicação na paróquia


* Alcimar Fioresi - 2002

Introdução
Nós ainda não estamos suficientemente convencidos de que a comunicação é fundamental para a evangelização nos dias de hoje, seja em seu aspecto "para fora" seja também "para dentro" da comunidade eclesial. Esta não compreensão do valor da comunicação como um todo (e não apenas dos MCS) tem dificultado a organização da Pastoral da Comunicação nas paróquias, setores e regiões, tendo como conseqüência uma certa fragilidade na Igreja que não lhe permite lançar-se em vôos mais altos, mais ousados e, também, mais producentes e eficazes.
Neste trabalho procurarei mostrar como poderei organizar a pastoral da comunicação na paróquia. Para isso começarei conceituando a Pastoral da Comunicação, depois analisarei brevemente a pastoral na Igreja e a partir daí como poderei iniciar a pastoral na paróquia através da formação de uma equipe própria e de algumas pistas para a comunicação interna na comunidade. Finalmente mostrarei várias propostas de atividades e os meios de organização da pastoral da comunicação.
Estamos na "era da informação". "Evangelizar é comunicar", diz o Documento de Puebla. A comunicação é prioridade para a Igreja Católica. Fala-se em "nova pastoral", a Pastoral de Comunicação. Os bispos brasileiros, no documento 59 - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio -, estabeleceram a meta de "implantar até o ano 2000 uma equipe de Pastoral de Comunicação em cada paróquia". Que a comunicação seja prioridade em nossa Igreja. Vamos a obra!








1. Pastoral da Comunicação

Pastoral da Comunicação é a ação organizada, em diversos níveis (comunidade, paróquia, diocese...), em vista da comunicação interna da Igreja, como um todo, e a sua comunicação externa através de diversos meios de comunicação da sociedade. A Pastoral da Comunicação, na dimensão interna, é a atitude e o processo de ser e estar em comunicação através da produção e circulação de bens simbólicos que tornam possível o inter-relacionamento e o diálogo entre pessoas, grupos, serviços, organismos e comunidades. Em segunda instância, a Pastoral de Comunicação envolve os meios de comunicação social e a relação com os empresários, profissionais e trabalhadores destes meios. A Pastoral de Comunicação desenvolve ações que colocam a paróquia em comunicação, entre suas comunidades, grupos, pastorais, organismos e agentes nos múltiplos processos comunicacionais, como catequese, visitas, homilias, reuniões, festas, liturgias, ações conjuntas, assembléias, pastorais...
2. A Pastoral da Comunicação na Igreja
Podemos destacar tendências importantes para a Pastoral da Comunicação. No Brasil a comunicação está em movimento, são muitas as vertentes, porém podemos destacar dois aspectos que tem mais influenciado a Pastoral da Comunicação:
1. Crescimento do interesse pelo Rádio e pela Telemática
2. Cresce a relação entre Comunicação e Educação.
Dentro da Igreja podemos destacar as seguintes tendências:
3. Persistem na Igreja certas estruturas e atividades que não favorecem a comunicação dialógica.
4. Cresce na Igreja o interesse pelo Processo da Comunicação superando aos poucos a visão de simples posse dos meios.
5. A motivação gerada pelo "Projeto Rumo ao Novo Milênio" favoreceu a criatividade na comunicação.
6. Começa a crescer na agenda de discussões das Pastorais Sociais e das CEBs a presença do tema da Comunicação como Direito e como Dimensão da Pessoa.
7. O crescimento da presença da Renovação Carismática Católica nos meios de comunicação vem ampliando a força de seu modelo da Igreja;
8. Estão sendo constituídas Equipes de Pastoral da Comunicação em toda a Igreja do Brasil com a presença de profissionais;
9. Aumenta a presença dos jovens na Pastoral da Comunicação.

3. Como Iniciar a Pastoral na Paróquia

Depois de analisarmos de maneira bem resumida o significado e a tendência da pastoral de comunicação no Brasil; vamos agora, analisar de forma sintética algumas linhas que podem ser usadas para iniciar a pastoral da comunicação na paróquia. Pois para organizar a pastoral, primeiramente devemos iniciá-la na paróquia.
O documento 59, nº 12, propõe a necessidade de revisão das formas e posturas de comunicação no espaço das comunidades, paróquias e Diocese, na perspectiva de um processo de avaliação permanente. É por aí que começa, normalmente, a missão da Pastoral de Comunicação.

3.1- Equipe de Pastoral de Comunicação na Paróquia
1. A equipe, mesmo pequena, deve estar articulada com comunidades, serviços, pastorais e organismos existentes na paróquia e fazer plano de ação.
2. A relação de amizade e valorização de todos e de cada pessoa da equipe, em vista das diversas qualidades e carismas, é importante.
3. O contato e a articulação com comunidades, pastorais, coordenação geral da paróquia e pároco é fundamental para a Pastoral da Comunicação encontrar seu sentido.
4. A equipe, nas atividades e iniciativas que desenvolve, deve ter em vista sempre o crescimento da comunidade.
5. O levantamento das formas de comunicação existentes na paróquia - na perspectiva de um processo avaliativo e de uma maior dinamização - é uma das primeiras tarefas da equipe.
6. Conhecer experiências de Pastoral de Comunicação de outras paróquias ajuda a iniciar o trabalho da Pastoral de Comunicação.
7. Responder a consultas de comunicação interna da Igreja é uma das tarefas da equipe.
8. Buscar formas de ajudar a melhorar a comunicação na catequese, nas celebrações e nos diversos processos comunicacionais da Igreja é desafio da equipe paroquial de Pastoral de Comunicação.

3.2- Pistas para a Comunicação Interna na Paróquia
A seguir são elencadas algumas pistas para sustentar a comunicação interna na paróquia, a dimensão primeira da Pastoral de Comunicação:
· Constituir pequena equipe de Pastoral de Comunicação.
· Ver e discutir o vídeo Paróquia em Comunicação (Paulinas).
· Conversar com as pastorais, grupos e organismos da paróquia para saber suas expectativas e necessidades quanto à comunicação e ver como encaminhá-las.
· Preparar equipe de visita às casas, não só para visitar doentes, mas para informar, motivar e convidar as pessoas para eventos e iniciativas da paróquia ou comunidade e manter relação permanente com elas.
· Constituir e animar equipe permanente de acolhida para as celebrações e os encontros.
· Organizar, na paróquia ou comunidade, mural com notícias da comunidade, paróquia, diocese e Igreja em geral.
· Estudar possibilidade de ter vídeos, fitas, revistas, livros para exposição, empréstimo ou venda na paróquia.
· Criar pequenos veículos de comunicação paroquial, tais como boletim ou jornal paroquial, programas de rádio.
· Criar e manter atualizado arquivo de notícias referentes à paróquia e suas comunidades.
· Organizar cursinhos de comunicação nas paróquias e comunidades.
· Fazer oficinas de leitura crítica da comunicação sobre jornais, revistas, livros, programas de rádio e televisão.
· Incentivar pessoas, especialmente os membros da equipe de comunicação, a participarem em cursos diocesanos de agentes da Pastoral de Comunicação.
· Procurar assessoria diocesana para a Pastoral de Comunicação na paróquia.

4. Propostas de Atividades para Organização da Pastoral

Poderíamos elencar algumas propostas e atividades que podem ser empregadas na paróquia para que a pastoral da comunicação consiga bons progressos e que os paroquianos tomem gosto pela presença e atuação da mesma na comunidade:
· Incentivar a formação de equipes paroquiais de Pastoral da Comunicação e colocar-se a serviço dela.
· Planejar e avaliar os trabalhos de comunicação realizados nas Paróquias e Comunidades.
· Organizar e divulgar eventos relativos à Comunicação e aos Meios de Comunicação Social, tais como encontros, cursos, treinamentos, retiros espirituais, etc.
· Divulgar e estimular a participação dos leigos em cursos promovidos por Centros especializados em formação para comunicadores cristãos (Sepac, Celam e outros).
· Incentivar a revisão e o planejamento das formas de comunicação interna da Igreja.
· Promover cursos de leituras críticas e dos MCS; de capacitação técnica para atuar nos MCS ou para criá-los, desenvolvê-los nas comunidades paroquiais (boletins, painéis, cartazes, vídeos, teatros, etc).
· Oferecer formação para o desenvolvimento de uma postura acolhedora por parte de todos.
· Valorizar o Dia Mundial das Comunicações e outras datas relativas à Comunicação e aos Comunicadores.
· Atuar junto aos meios de comunicação presentes na comunidade para servir-se deles no trabalho pastoral e para transformá-los em vista da sua função frente às pessoas e a sociedade.
· Ouvir os profissionais dos MCS presentes na comunidade acerca da comunicação da e na Igreja (interna e externa), contando com assessoria técnica dos mesmos para a obtenção de melhores resultados.

5. Meios para Organizar a Pastoral da Comunicação na Comunidade

· Elaborar um cadastramento (banco de dados) de todas as pessoas: dizimistas, agentes de pastoral, membros da comunidade, pais de catequizandos, grupos de oração, participantes de retiros e outras atividades, de forma a poder enviar notícias pelo correio e possibilitar integração.
· Estimular assinaturas de revistas, jornais e periódicos de orientação cristã. Organizar e divulgar uma biblioteca e videoteca.
· Formar uma equipe de comunicação com membros das comunidades e pessoas interessadas.
· Publicar no Boletim da paróquia informações de eventos e atividades dos serviços existentes.
· Adquirir multimeios, como vídeo, telão, projetores de slide e transparência, etc que venham ajudar na divulgação, bem como na prestação de serviços e cursos. Estes recursos poderiam ser alugados de forma a gerar recursos próprios para sua própria manutenção e expansão.
· Buscar recursos que financiem o serviço de comunicação e a aquisição dos meios. Divulgar os recursos físicos (imóveis) da Igreja para fins de locação como por exemplo o salão (uso para ginástica, palestras, feiras, eventos...).
· Expor o Projeto de Evangelização da paróquia às comunidades que assim o desejarem.
· Criar uma equipe de artes, da qual participem pessoas com talentos em artes musicais, plásticas, cênicas e das letras, para criar contos, painéis, subsídios, etc. que contribuam para o tema do ano.
· Criar um personagem símbolo para veicular no boletim informativo paroquial o andamento do projeto, procurando estimular e conscientizar as pessoas ao engajamento.
· Ampliar outros meios de comunicação e buscar estar presente em novos meios como a Internet.
· Produzir folhetos explicativos, didáticos e pedagógicos sobre as Pastorais e situações particulares da vida.





Conclusão
O comunicador cristão, como um ser em relação com Deus e voltado para seus irmãos, em permanente espírito de acolhida, coloca suas habilidades e conhecimentos técnicos a serviço da pastoral de conjunto e das diversas áreas pastorais da Igreja (Documento 59 da CNBB, nº 3).
Todos os pontos sugeridos neste trabalho são verdadeiros desafios para empregá-los na pastoral da comunicação na paroquia. Sabemos que existe muitos outros desafios que aparecem na elaboração de uma pastoral tão importante na Igreja. Procurei simplesmente mostrar neste trabalho que toda paroquia necessita desta pastoral e principalmente precisamos de cristãos comunicadores que saibam proclamar a pessoa de Cristo dentro e fora da Igreja.
A Pastoral da Comunicação serve para motivar o sucesso na realização dos projetos paroquiais. Serve para criar rede, organizando e animando a comunidade, liturgia, catequese, dízimo, tudo e todos. Serve para dar a palavra ao povo, estimulando a participação e a produtividade na paróquia. A Pastoral da Comunicação serve para dar sentido à vida pessoal e à vida paroquial. Pois sentido é rumo, direção, o motivo de viver.









Bibliografia

DOCUMENTO DA CNBB 59: Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio.
www.cnbb.org.br/documentos/doc59.doc

APOSTILA. Pastoral da Mídia - Brasil - Ano 2002. Pe. Lourenço Mika -
São Paulo.
ARTIGO: Como Iniciar a Pastoral de Comunicação na Paróquia -
http://diocese.pelotas.tche.br/pascom.htm

* Alcimar Fioresi - 2002

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