«Convém amar os pobres com um afecto especial, vendo neles a pessoa do próprio Cristo, e dando-lhes a importância que Ele mesmo dava» São Vicente de Paulo

quarta-feira, 24 de março de 2010

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO: EQUIPE DA PASCOM NA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE LAPA-PR

MARIANE AZAMBUJA GOSLAR

Curitiba-PR - 2006
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Escola Superior de Ensino Empresarial e Informática como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel.
Orientador: Lourenço Mika

SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E TECNOLOGIA – SPET 

Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática

FACULDADES ESEEI

www.spet.br – www.eseei.edu.br - Curitiba - PR
Título do trabalho: Pastoral da Comunicação: equipe da PASCOM na Paróquia Santo Antônio de Lapa – PR.
Curso: Comunicação Social
Habilitação: Relações Públicas
Nome e assinatura do professor-orientador: Lourenço Mika

Dedicatória

A Deus, meu refúgio; Ao meu Pai e à minha Mãe, por me apoiarem desde a escolha deste curso à escolha do tema deste TCC, por me incentivarem em todos os momentos de minha vida, e por fazerem de tudo para que eu alcançasse meus objetivos. Às minhas irmãs, que mesmo não percebendo, sempre contribuíram em algo para minha formação. Ao meu Tio Zé (in memoriam), por todos os seus ensinamentos, que mesmo dentro das suas limitações foram muito importantes para mim, sempre me apoiando à sua maneira. Aos meus amigos irmãos, pela amizade,  carinho e compreensão nos momentos de tensão pré-TCC.
Agradecimentos
A todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para esta pesquisa. Em especial ao Padre Jonacir, que abriu as portas da Igreja para a realização deste trabalho, principalmente pela amizade. Aos meus colegas de faculdade, verdadeiros amigos,  que sempre me incentivaram. Principalmente aos meus pais, que sempre acreditaram e apoiaram em meus estudos.

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a humanidade...” (Mc 16, 15)

SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO
2. A COMUNICAÇÃO NA IGREJA
2.1 A Igreja
2.2 A Paróquia
2.2.1 Paróquia Santo Antônio da Lapa
2.2.2 Organograma da Paróquia
2.3 Meio de comunicação da Cidade
2.3.1 Rádio Legendária
2.4 A comunicação
2.5 Pastoral da Comunicação
2.6 Público-Alvo
2.6.1 Público-Alvo da Igreja Católica
2.7 Igreja em Comunicação
2.7.1 I Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
2.7.2 II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
2.7.3 III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
2.7.4 IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
2.7.5 V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
2.8 Igreja em comunicação no Brasil
2.8.1 Campanha da Fraternidade 89
2.8.2 Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio
3. A COMUNICAÇÃO DA ICAR PESQUISADA
3.1 Pesquisa Quantitativa
3.2 Pesquisa Qualitativa
4. A PASCOM NA PRÁTICA: O PRESENTE
5. ATUAÇÃO DA PASCOM: O FUTURO
Algumas Considerações
Cronograma
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Glossário

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

BA
Bahia
CAEP
Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais
CDC
Código de Direito Canônico
CELAM
Conferência Episcopal Latino-Americana
CF
Campanha da Fraternidade
CNBB
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
CPP
Conselho de Pastoral Paroquial
h
Hora
ICAR
Igreja Católica Apostólica Romana
Jo
João
Mc
Marcos
MCS
Meios de Comunicação Social
Mt
Mateus
PASCOM
Pastoral da Comunicação
PR
Paraná
RCC
Renovação Carismática Católica
RP
Relações Públicas
TCC
Trabalho de Conclusão de Curso

LISTA DE FIGURAS E GRÁFICOS

RESUMO e PALAVRAS-CHAVE
GOSLAR, Mariane Azambuja. PASTORAL DA COMUNICAÇÃO: EQUIPE DA PASCOM NA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DA LAPA-PR.  Curitiba-PR, Faculdades ESEEI, 2006, (TCC – Comunicação Social)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da implantação e atuação da PASCOM, bem como os meios de comunicação (TV, rádio, revistas, internet e outros) podem contribuir para divulgar a mensagem do evangelho e a interação com os fiéis. A pesquisa traz informações sobre a importância da comunicação para a ICAR, dando sentido em “Ser Igreja”. O presente trabalho aponta a necessidade da atuação da Igreja juntamente aos meios de comunicação, a importância da atuação do profissional de comunicação dentro da PASCOM, para atender as necessidades,  melhorias institucionais e operacionais para com os seus públicos. Através dos meios de comunicação, a Igreja divulga a mensagem do evangelho, relembrando a missão confiada por Cristo. A comunicação na Igreja Católica será abordada com ênfase neste trabalho, trazendo opiniões dos fiéis e representantes da Igreja Católica quanto à comunicação realizada, através das pesquisas quantitativa e qualitativa. Com o resultado desta pesquisa foi desenvolvido um Manual da PASCOM para auxiliar a implantação da pastoral na paróquia.  
Palavras-Chave: comunicação; Igreja Católica; PASCOM.
ABSTRACT and KEY WORDS
GOSLAR, Mariane Azambuja. PASCOM TEAM AT PARISH SANTO ANTÔNIO DA LAPA-PRCuritiba – PR, ESEEI College, 2006 (WCC – Social Communication)
Abstract: The main pourpose of the present paper work is showing PASCOM’s implementation relevance, as well as understanding how media press organizations (TV, radio, magazines, internet, others) cloud be able to play important roles, such as preaching the gospel and communications with Roman Catholic Church followers. The research work also brings considerations on how relevant media communication is for ICAR (Catholic Organization), thus making clear what being involver to a Catholic Church is about. This paper work also discusses how accurate Catholic Church Organizations should be, concerning communication media corporations, so as to meet enternal demands, developing improvements on organizations and operational sectors, towards their own specific kind of clients. Through media press agencies, the Church can release gospel messages, takind int account Jesus own mission. Media communication an Catholic Church is studied, going through this research paper work, expressing catholic followers opinions and Church authorities who are intimlly involved on the type of communication applied, based fully on extensive quantitative and qualitative field research. Along with the mentioned field research a manual has been conceived, so as to be an extra toll for supporting Catholic organizations.
Key words: communication, Roman Catholic Church, PASCOM organization

INTRODUÇÃO

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por título Pastoral da Comunicação: equipe da PASCOM na Paróquia Santo Antônio de Lapa – PR. Destina-se a estudar a Pastoral da Comunicação (PASCOM) e a implantação da equipe de PASCOM na Paróquia Santo Antônio, em Lapa-PR. Desde que Jesus disse: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a humanidade...” (Mc 16, 15), a Igreja, aqui entendida como Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), sempre se preocupou com o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.Deus usa da comunicação para com o seu povo. Cristo é a Palavra do Pai, foi enviado por Ele aos homens: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Assumindo a condição humana, o Filho de Deus se torna o comunicador do Pai para com os homens e dos homens para com o Pai.
Com a falta de comunicação nos trabalhos realizados pela Paróquia Santo Antônio, a Igreja não vem atingindo êxito na sua missão: a evangelização.
A Pastoral da Comunicação é conhecida como PASCOM. Seu objetivo é a ligação da Igreja com a comunidade local, munida de método de evangelização, dando sentido em “Ser Igreja”, estimular a participação, transformar as críticas em colaborações para o melhor andamento da paróquia ou comunidade. A PASCOM pode incluir, e deve, o uso dos meios de comunicação.
Constatando o uso de meios de comunicação em diversas Paróquias do Brasil e também a implantação da Pastoral da Comunicação, resolvi focar minha pesquisa na Paróquia Santo Antônio da cidade da Lapa. As razões que me levaram a realizar este estudo deve-se ao fato de fazer parte da Igreja e por me envolver em trabalhos com as equipes pastorais da Paróquia. Após visualizar a necessidade e dificuldade da comunicação nos trabalhos realizados pela paróquia e com o intuito de gerar melhorias no relacionamento interpessoal e social da Igreja na cidade, a pesquisa contribuirá para a implantação da PASCOM na Paróquia. 
A bibliografia utilizada nesta pesquisa foi: Bíblia Sagrada, base de todas as organizações religiosas; Como organizar a Pastoral da ComunicaçãoComunicação Social na Igreja - Documentos FundamentaisNovos Púlpitos e Novos PregadoresManual da Campanha da Fraternidade 1989 CNBB; Manuais da PASCOM de Igrejas que já possuem esse movimento.
A proposta do projeto é comprovar a eficácia da comunicação social na Igreja católica, a necessidade de um profissional da área para atuar juntamente com a paróquia, bem como a importância dos meios de comunicação para divulgar e facilitar o relacionamento Igreja/fiéis. O objetivo da pesquisa é implantar a PASCOM na Igreja Católica Lapiana e também contribuir para a implantação da PASCOM nas demais paróquias.
Os veículos de comunicação são muito importantes para qualquer organização, seja ela uma empresa ou uma paróquia; porém, a maior importância é com o público. Por isso a importância do papel do profissional de Relações Públicas (RP), pois ele é responsável por desenvolver a formação de públicos e o seu relacionamento, planejar e executar ações que visam benefício às relações das instituições/organizações interna e externamente.
Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 100 pessoas membros da Igreja Lapiana, e qualitativa, com membros da Paróquia Santo Antônio; nesta pesquisa constatou-se a necessidade que a população católica da cidade sente pela falta de comunicação nesse meio e o interesse em se manter informados pela programação da Paróquia.
A pesquisa foi realizada em acervos da Paróquia Santo Antônio da Lapa e de outras Paróquias que já possuem em funcionamento a Pastoral da Comunicação.
Atualmente a Paróquia Santo Antônio da Lapa possui 64 comunidades relacionadas. Utiliza como principal meio de comunicação, a Rádio Legendária (emissora local) AM 960 KHZ ou on-line www.legendaria.am.br, através do programa “Caminhando e Evangelizando”, de segunda a sexta-feira das 10:00 às 12:00 h, comandado pela locutora Maria Aparecida Batista Bueno. Os avanços tecnológicos facilitam a comunicação e a Igreja pode e deve fazer uso destes meios para auxiliar na sua propagação. Outras melhorias devem ser adotadas para manter os fiéis mais informados de programações e acontecimentos da Igreja na cidade.
 Em anexo a esta pesquisa, segue o Manual da PASCOM, redigido especialmente para a Paróquia Santo Antônio da Lapa, para uso e orientação para a implantação da PASCOM na Paróquia da cidade.

2. COMUNICAÇÃO NA IGREJA

2.1 A Igreja

A Igreja católica Apostólica Romana (ICAR) é uma instituição mundial, é quem conserva a memória das Palavras de Cristo. É considerada a maior instituição religiosa do mundo pelo número de fiéis.  Define-se pela oração do Credo: Una – a única instituição fundada por Cristo; Santa – ligação única com Deus; Católica – espalhada por toda a terra e Apostólica – fundamentada na doutrina dos apóstolos.
Os apóstolos foram homens judeus escolhidos entre os discípulos e "enviados", por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos Judeus e depois também em todo o mundo.
Jesus escolheu Pedro, um dos doze apóstolos, para ser seu representante visível na terra. A importância de São Pedro para a Igreja católica é comprovada nas Sagradas Escrituras “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu” (Mt 16, 18-19). Jesus o nomeia pastor de suas ovelhas e chefe da Igreja perpetuando a mesma autoridade: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra” (Mt 28, 18). Em Pedro, Jesus Cristo funda uma sociedade religiosa visível, que deve durar até o fim do mundo. Pedro foi o seu primeiro representante na terra; após a morte dele veio seu sucessor e isso ocorre até hoje. Os sucessores de Pedro receberam o nome de Bispo de Roma, e atualmente são chamados de Papa, ou Sumo Pontífice. A Igreja já teve 265 representantes de Cristo. O atual Papa, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, detém o nome de Bento XVI e foi eleito em 19 de abril de 2005.
A Igreja Católica chegou ao Brasil em 1500, juntamente com as caravelas de Cabral, introduzida por missionários que acompanhavam os exploradores e colonizadores portugueses, lançando profundas raízes no país a partir da colonização.
Até a proclamação da República, a Igreja no Brasil era controlada pelo Estado, somente depois de janeiro de 1890 é decretada a separação entre Igreja e Estado. A República garantia a liberdade religiosa e com isso teve início a edição de artigos impressos para combater as idéias de anarquistas, comunistas e protestantes. Com a influência de Getúlio Vargas, a partir da década de 1930, a Igreja expande sua base social.
No final dos anos 1950 os representantes da Igreja passaram a se preocupar mais com as questões sociais da população, como fome e desemprego. Em 1952 é criada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atualmente presidida pelo Cardeal de Salvador – BA, Dom Geraldo Majella Agnelo.
O Brasil é considerado o maior país católico do mundo, pois, 74% de sua população se declara católica.
2.2 Paróquia
Paróquia deriva do grego PAROIKIA, que significa a “segunda casa”. Na Igreja católica a definição de paróquia, dada pelo Código de Direito Canônico (CDC) - conjunto de normas da comunidade eclesial, é uma comunidade de fiéis, que é confiada a um pároco, sob autoridade do Bispo, podendo ter diversas capelas relacionadas.
2.2.1 Paróquia Santo Antônio da Lapa
Desde 13 de junho de 1769, a freguesia da cidade recebeu o título de Santo Antônio da Lapa, em homenagem ao Santo Antônio de Lisboa.  O Padre João da Silva Reis, foi pároco da Lapa desde 13 de junho de 1769 a fevereiro de 1785, data em que faleceu. Neste período o 1º vigário registrou 110 casamentos, 709 batizados e 137 óbitos.
A construção da Igreja Matriz teve início ainda em 1769 e término por volta de 1784. Recebeu a bênção oficial em 1791.
A Paróquia conta com registro desde o seu início, todos os sacramentos já realizados, porém não estão calculados.
Atualmente o vigário responsável pela Paróquia é Padre Emerson Lipinski. Pertencendo a Arquidiocese de São José dos Pinhais.
A Paróquia Santo Antônio consta com registro de 64 comunidades, divididas em 11 setores:
 Cidade
·                                Matriz de Santo Antônio – Matriz;
·                                Santuário de São Benedito – Santuário;
·                                Nossa Senhora dos Milagres – Milagres;
·                                São Vicente de Paulo – Vicentinos.

Periferia:
·                                Santa Terezinha do Menino Jesus – Vila do Príncipe e Barcelona;
·                                Nossa Senhora de Fátima – Estação Nova;
·                                São José – Vila São José;
·                                Menino Jesus – Vila José Lacerda;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Cohapar;
·                                São Lucas – CAIC;
·                                São Sebastião – Vila Esperança;
·                                São Sebastião – Sanatório;
·                                Nossa Senhora de Fátima – Campo de Telha;

São Bento:
·                                Sagrado Coração de Jesus – São Bento I;
·                                Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São Bento  II;
·                                Divino Espírito Santo – Pedrinhas;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Cabeçudos;

Marafigo:
·                                Senhor Bom Jesus – Colônia Municipal;
·                                Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião – Faxinal dos Pretos;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Capão Alto;
·                                Nossa Senhora da Conceição – Rio dos Patos;
·                                São Miguel – Passa Dois;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Passa Dois Km 202;
·                                Nossa Senhora das Graças – Marafigo;

Faxinal:
·                                Divino Espírito Santo – Cemitério do I Faxinal;
·                                São Benedito – I Faxinal;
·                                São João Batista – Faxinal dos Dias;
·                                Imaculado Coração de Maria – II Faxinal;

Pedra Alta:
·                                São Sebastião – Espigãozinho;
·                                Nossa Senhora da Conceição e da Caridade – Pedra Alta;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Faxinal dos Pintos;

Mato Preto:
·                                Nossa Senhora Aparecida – Santa Regina;
·                                Santo Antônio – Povinho;
·                                São Pedro e São Paulo – Paiol;
·                                Nossa Senhora do Desterro e Divino Espírito Santo – Mato Preto Machado;
·                                Nossa Senhora de Fátima – Rio d’Areia;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Barreiro Grande;
·                                Nossa Senhora dos Milagres – Barra dos Melos;
·                                Santo Antônio – Bonito;

Palmital:
·                                Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Santos Reis;
·                                Sagrada Família – Carqueja;
·                                São Benedito – Palmital de Cima;
·                                São Sebastião – Palmital de Baixo;
·                                Nossa Senhora das Graças – Mato Queimado;

Água Azul:
·                                Divino Espírito Santo – Água Azul de Cima;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Água Azul de Baixo;
·                                Menino Jesus de Praga – Canoeiro;
·                                Nossa Senhora das Graças – Água Azul km 246;

Johannesdorf:
·                                São João Batista – Johannesdorf;
·                                Nossa Senhora da Luz – Capão Bonito;
·                                São Sebastião – Santo Amaro;
·                                Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vista Alegre;

Pedra Lisa:
·                                Nossa Senhora das Dores – Campina das Dores;
·                                Menino Jesus – Espigão Branco;
·                                Senhor Bom Jesus – Fazenda dos Forjos;
·                                Imaculada Conceição – Faxinal dos Corrêas;
·                                Fazenda Lagoa Gorda;
·                                São Francisco – Pedra Lisa – Escola Francisco da Cunha;
·                                Sagrado Coração de Jesus – Escola João Paulo II;
·                                Nossa Senhora Aparecida – Paiquerê;
·                                São João Batista – Floresta São João.
·                                 

2.2.2 Organograma da Paróquia 
Pastorais da Paróquia Santo Antônio da Lapa:
·                                Pastoral do Batismo;
·                                Pastoral Familiar;
·                                Pastoral do Dízimo;
·                                Pastoral Vocacional;
·                                Pastoral da Liturgia;
·                                Pastoral da Juventude;
·                                Pastoral Carcerária;
·                                Pastoral Social;
·                                Movimento de Irmãos;
·                                Cursilho da Cristandade;
·                                Grupos de Reflexão;
·                                Catequese;
·                                Ministros: Eucaristia, Esperança, Batismo;
·                                Animação;
·                                Renovação Católica Carismática (RCC)
·                                Coroinhas;
·                                Irmandade de São Benedito;
·                                Movimento das Capelinhas.

2.3 Meios de Comunicação da Cidade
Na cidade da Lapa há alguns meios de comunicação próprios que são veiculados por toda a região. Entre eles: Rádio Legendária (AM); Dimensão FM; Jornal A Tribuna Regional; A Gazeta da Lapa; Folha Lapiana; Meketrefe; Jornal Regional Sul.
Atualmente apenas a Rádio Legendária dispõe de espaço para a comunicação paroquial da cidade em programação ordinária; os demais meios são utilizados em caso extraordinários.

2.3.1 Rádio Legendária
Desde 1956, a Rádio Legendária está no ar, é a primeira emissora católica de rádio do Paraná.
Atualmente a Rádio Legendária oferece em sua programação voltada ao público católico, além do programa “Caminhando e Evangelizando”,transmissões de missas e novenas. Hoje, a Legendária pode ser ouvida também pelo site www.legendaria.am.br, onde pode ser encontrada programação semanal das missas e novenas da Paróquia.

2.4 A Comunicação
Derivada do latim “communicationem”, a palavra “comunicação” significa “ação de partilhar”, “tornar comum”.  É o resultado e causa do diálogo.
Comunicação é o ato ou efeito de comunicar, emitir, transmitir e receber mensagens por meio da linguagem verbal, escrita ou eletrônica (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1999. p. 517). É uma arte tão antiga quanto o ser humano.
É o intercâmbio de informações. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações.  Neste processo estão envolvidas várias maneiras de se comunicar.
Tudo o que se ouve, vê, sente e prova é comunicação.  Comunicação é, por fim, uma transmissão de experiências, informações e estímulos que influenciam em nosso comportamento.
O processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, assim,  completando o processo de comunicação.
Só há verdadeira comunicação quando o emissor comunica o que é, e se abre ao acolhimento do outro, sem dominá-lo.
Se eu falo em português para um cidadão chinês, ele vai captar alguns sons, mas não vai entender, porque sua capacidade de entender o português é quase nula. Vale a capacidade que ele tem de captar minha mensagem, e não a minha capacidade de emiti-la. Esta vem depois.
Se eu danço ou faço mágica com um lenço, ele talvez entenda e aplauda, porque sua capacidade de entender minha expressão corporal é maior do que a de entender minha expressão verbal. (Oliveira, 2004, p. 78)
Tudo é recebido de acordo com a capacitação do receptor, e não com a do emissor. O que torna a comunicação eficiente é a capacidade de entender as necessidades do receptor. A linguagem usada deve ser de comum conhecimento, facilitando a interpretação da mensagem. Uma mesma mensagem enviada pode obter diferentes decodificações, pelo fato de não ser comum aos públicos receptores. A comunicação é circular, o emissor pode se tornar receptor e vice e versa.
A comunicação na Igreja não é diferente. A mensagem enviada deve ser de entendimento da comunidade que a recebe: “Para os Judeus, me fiz Judeu a fim de ganhar os Judeus. Para os que estão sujeitos à Lei fiz-me como se vivesse a Lei. Para os fracos fiz-me fraco, a fim de ganhar os fracos” (1Cor 9, 20-22).
2.5 Pastoral da Comunicação
A Pastoral da Comunicação, conhecida como PASCOM, trabalha a notícia relacionada aos trabalhos da comunidade, divulgando-a, com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a Igreja católica vem realizando em prol da Evangelização na busca do Reino de Deus. Não é uma pastoral individual, ela deve ser o elo de ligação entre todos os eventos, todas as pastorais, movimentos e associações que há na comunidade. É a pastoral das inter-relações humanas, da organização e planejamento dos recursos de comunicação.
Os integrantes da PASCOM devem pensar em estratégias de melhorias na comunicação interna e externa da Paróquia, isto é, a comunicação entre os fiéis e o padre e vice-versa.
A PASCOM fortalece o relacionamento, ampliando a participação dos membros da Igreja, interagindo nas atividades da Igreja, podendo dinamizar as participações nas celebrações. A pastoral fica responsável em divulgar a Paróquia dentro e fora dela, facilitando chegar mais perto do público de interesse, utilizando uma linguagem adequada, facilitando o anúncio e a interpretação da Palavra de Deus.
O objetivo da PASCOM é a ligação da Igreja com a comunidade local, munido de método de evangelização, dando sentido em “Ser Igreja”, estimular a participação, transformar as críticas em colaborações para o melhor andamento da paróquia ou comunidade. Fazer uso dos meios de comunicação, bem como implantar ou aprimorar os meios já utilizados.
São tarefas específicas da PASCOM: produzir e veicular as notícias da comunidade para a comunidade; aplicar os princípios da comunicação na liturgia, na catequese e nas atividades pastorais; utilizar mídias acessíveis à comunidade, tais como boletim impresso, teatro, encenação, cartaz, banner, música, vídeo, internet, outdoor, rádio; organizar a celebração do Dia Mundial da Comunicação; atuar junto aos grandes meios de comunicação(www.maikol.com.br, acesso em 19 set. 2006)
2.6 Público-Alvo
Público-alvo é o segmento de mercado (target); é o que auxilia para dar direcionamento à empresa, organização ou instituição.
A segmentação de mercado é definida por algumas características:
·                    Características geográficas: Regiões, cidades, estados, países;
·                    Demográficas: Sexo, idade, raça, nacionalidade, renda, escolaridade, estado civil, religião, estado civil;
·                    Psicográficas: São os relacionados à personalidade, estilos de vida, atitudes, percepção do consumidor.
·                    Aspectos relacionados ao produto: refere-se à intensidade de consumo do produto, à sensibilidade em relação ao preço, à sua lealdade, à marca e os benefícios esperados.
·                    Variáveis comportamentais: refere-se à influência na compra, hábitos de compra e intenção de compra.

2.7 Público-Alvo da Igreja Católica

A segmentação de mercado, o público-alvo da Igreja Católico é feito através dos aspectos demográficos, onde é possível identificar o público pela religião.  Por esse motivo o público da Igreja é heterogêneo, num mesmo grupo de católicos, podemos encontrar mulheres e homens, casados e solteiros, de diversas idades e localidades, raça, escolaridade e renda. 
2.8 Igreja em Comunicação
Em 1967, através do Papa Paulo VI, a Igreja Católica começou a dar importância à comunicação social, determinando um dia mundial da comunicação social “dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação”. Respeitando esta data, a Igreja comemora-o anualmente, geralmente no domingo da Ascensão do Senhor. 
 Com esta iniciativa no Concílio Vaticano II, a Igreja, chama a atenção dos fiéis para o vasto e complexo fenômeno dos meios de comunicação, como por exemplo, o rádio, televisão, cinema, imprensa, que são meios característicos das civilizações modernas. Além da preocupação com o uso dos meios de comunicação, a Igreja se manifesta preocupada em ensinar o bom uso dos meios de comunicação.
Os meios tradicionais usados pela Igreja Católica para a evangelização não deixam de ser usados: a catequese, a liturgia, as celebrações, por exemplo, mas os meios de comunicação social podem e devem ser utilizados como instrumentos para a reevangelização.
A missão fundamental da Igreja é a evangelização. Não é possível exercer a evangelização se não houver troca de informações, se não houver a comunicação entre seu público.
O anúncio da boa nova, o conhecimento da Palavra de Deus, atrai os fiéis para a Igreja.
Na liturgia, a Igreja celebra a Palavra de Deus. É a comunicação mais usada para atingir os fiéis. Para isso a liturgia deve ser celebrada com a comunidade numa mesma linha de conhecimento, numa mesma mensagem a fim de que possa ser entendida.
A catequese exerce uma ação evangelizadora, o anúncio da Igreja aos fiéis iniciantes.

2.8.1 I Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano

A I Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (CELAM) acontecida no Rio de Janeiro – Brasil – 1955 foi vista como uma evolução dos pastores e teólogos. Esta conferência organizou-se em torno de três temas: aumentar o clero, combate aos adversários da Igreja e promover a sensibilidade da Igreja perante os problemas sociais. A conferência foi organizada em sete comissões, uma das quais tratou dos meios de comunicação social.
2.8.2 II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano

Na II Conferência Episcopal Latino-Americano (CELAM), em Medellín – Colômbia – 1968 tornou a ser revista à importância da comunicação social e a sua utilização. Desta importância foi redigido um capítulo inteiro sobre os “Meios de Comunicação Social”, visado com força e meios vitais para os trabalhos pastorais da Igreja. 
O documento de Medellín cita a ineficiência da missão da Igreja chegar “em todos os cantos do mundo” sem o uso dos meios de comunicação. Neste documento, se pede que a Igreja tenha uma postura mais dinâmica, e se destaca a importância da formação profissional adequada para os meios.

2.8.3 III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano

Com tema “Evangelização no presente e no futuro”, a III Conferência Episcopal Latino-Americano aconteceu em Puebla – México – 1979. Seu principal foco foi a evangelização voltada ao ser humano.  "Evangelizar é comunicar", diz o Documento de Puebla. Esta Conferência deu um enfoque na comunicação, de forma a avaliar como a Igreja atua na visão pastoral.

2.8.4 IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano

A IV Conferência Episcopal Latino-Americana aconteceu em Santo Domingo – República Dominicana – 1992, teve como idéia central o impulso da evangelização.
Sobre a comunicação, o IV CELAM, se preocupou com os perigos dos MCS, e a falta da Igreja atuar nos meios de comunicação. A preocupação em uma ação educativa evangelizadora, e o empenho aos meios modernos de comunicação foram as conclusões tiradas desta CELAM.

2.8.5 V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano

A V Conferência Episcopal Latino-Americano, que acontecerá em Aparecida – Brasil – 2007, terá como tema Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

2.9 Igreja em Comunicação no Brasil

Com a aceitação dos meios de comunicação, a Igreja Católica Apostólica Romana inaugurou uma nova época. Com a utilização das novas tecnologias, a Igreja consegue abranger as pessoas de forma com que todos recebam a mensagem. Com esse auxílio, contribuiu para a divulgação de sua imagem da religião, mais exata e fiel.
A Igreja não poderia cumprir a missão que foi confiada por Cristo "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a humanidade...” (Mc 16, 15) sem a ajuda dos Meios de Comunicação Social (MCS).
Desde então, a Igreja vem se preocupando com a atuação dos MCS no mundo. Preocupada também com o uso dos meios, inúmeros documentos são publicados referente a esse tema.
A escolha da comunicação como prioridade para a Igreja do Brasil, pela CNBB, com a definição do tema da Campanha da Fraternidade de 1989, tornou evidente a importância do uso dos MCS e abrindo aos membros da Igreja o questionamento da Fraternidade e Comunicação.

2.9.1 Campanha da Fraternidade 1989 (CF/89) – Fraternidade e Comunicação

Visando a Fraternidade e a Comunicação, o tema da Campanha da Fraternidade de 1989 – Lema: Comunicação para a Verdade e a Paz, refletiu uma das preocupações da Igreja do Brasil na época. O objetivo da campanha era “evangelizar o povo brasileiro”. Reflete novamente a missão destinada por Cristo, de levar a sua palavra a todos.
A CF/89 repercutiu no país de forma a valorizar os MCS, bem como a sua importância para a propagação da mensagem da Igreja.
Nesta campanha, a Igreja apelou para dois aspectos. O primeiro é o da comunicação que se refere ao relacionamento interpessoal, a troca de idéias e de valores, não só na comunidade religiosa quanto na sociedade. O segundo é a produção da comunicação através dos MCS modernos.
Na CF foi questionada a comunicação na Igreja e seu relacionamento com o mundo, despertando a consciência crítica do receptor da mensagem. 
2.9.2 Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio – Documentos da CNBB n. 59 (1997)
A 35ª Assembléia Geral da CNBB, na semana de 9 a 18 de abril de 1997, teve como tema a Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio; com esse documento, a CNBB deu base para a Pastoral da Comunicação.
Reunidos, os bispos estudaram o tema e propuseram rever as práticas de comunicação aplicada pela Igreja no Brasil e também o uso dos instrumentos de comunicação na tarefa de evangelização.
Nesta assembléia a CNBB questionou a presença do profissional de comunicação na Igreja e sua relação com a religião.
A comunicação é prioridade para a Igreja Católica. Fala-se em "nova pastoral", a Pastoral de Comunicação. Os bispos brasileiros, neste documento, estabeleceram a meta de implantar até o ano 2000 uma equipe de Pastoral de Comunicação em cada paróquia. Porém, estamos no ano de 2006 e não é encontrada a atuação da PASCOM em todas as paróquias.

3. A COMUNICAÇÃO DA ICAR PESQUISADA
3.1 Pesquisa Quantitativa
A pesquisa quantitativa foi realizada com 100 pessoas (de diferentes faixas etárias), paroquianos da cidade da Lapa. O questionário (anexo 1) de sete (7) perguntas teve o objetivo de avaliar a comunicação da paróquia perante os seus paroquianos e diagnosticar possíveis falhas.
No questionário foram citados aspectos de comunicação entre seu público. A pesquisa mostrou que a comunidade católica lapiana possui interesse nas informações paroquiais, porém, não encontram essa informação com facilidade, acarretando na dispersão do público-alvo. 

Na pergunta realizada referente aos eventos realizados pela Paróquia (gráfico 1), contatou-se que a maioria dos pesquisados não possui conhecimento de todos os eventos. Uma pequena proporção dos entrevistados conhece a programação de eventos da Paróquia, o que pode prever que sejam os mais envolvidos em pastorais e movimentos paroquiais.

Relacionado a pergunta sobre as pastorais existentes (gráfico 2), contatou-se que a maioria dos entrevistados desconhece as pastorais da Igreja Católica Lapiana. Mais uma vez a quantidade de entrevistados em relação ao resultado da pesquisa ressalta que existe uma falta de divulgação dos trabalhos das pastorais, o que implica no desconhecimento dos católicos lapianos.
Em relação à busca de informações pelos meios de comunicação da cidade (gráfico 3) e por quais MCS gostariam de receber as informações da Igreja (gráfico 4), os paroquianos da cidade foram bem divididos.
Atualmente a programação utilizada para a divulgação da programação da paróquia tem sido pelo programa de rádio “Caminhando e Evangelizando” e pela própria Secretaria Paroquial. Os maiores resultados da pesquisa obtidos estão exatamente nesses tópicos.  O que avalia que a divulgação realizada através destes meios de comunicação atinge seu respectivo público.
Já em relação a quais meios de comunicação gostariam de receber as informações paroquiais, houve uma divisão entre os MCS. O interesse de informações da Paróquia ficou dividido principalmente entre as rádios locais e jornais impressos locais. Outro item a ser relevado nesta pergunta é que 23 respondentes da pesquisa gostariam de receber informações através de site, ou seja, a internet pode ser utilizada como mais um meio pra melhorar a comunicação com respectivo público da paróquia.
A avaliação do programa de rádio “Caminhando e Evangelizando” (gráfico 5) se manteve estável. Há uma divisão entre o BOM e RAZOÁVEL. O que podemos perceber este tópico é a existência de entrevistados que não ouvem este programa, ou seja, é um público que busca outra forma de comunicação.
A avaliação da comunicação da Paróquia (gráfico 6) demonstra que a comunicação Paroquial não está atendendo às necessidades, há um grande percentual dos entrevistados que estão insatisfeitos com a comunicação utilizada, 53 entrevistados avaliam que a comunicação da Paróquia está ruim e 32 deles avaliam ser razoável. 

Na pesquisa foi avaliado o conhecimento dos membros da Igreja Católica Lapiana referente à fonte de estudo desta pesquisa, a PASCOM (gráfico 7), com isso pode-se avaliar que 71 pessoas entrevistadas não têm conhecimento sobre a atuação da Pastoral da Comunicação. 

3.2 Pesquisa Qualitativa

Já na pesquisa qualitativa (anexo 2), realizada com dois membros atuantes na paróquia e com influência na comunicação, foram avaliada a visão da Paróquia em relação ao seu público, atuação dos meios de comunicação na Igreja Católica lapiana, necessidades sentidas em trabalhar com os meios de comunicação da cidade, viabilidade da atuação da equipe de PASCOM na cidade da Lapa.
Um dos entrevistados ressalta a importância da comunicação dentro da paróquia, apresenta falhas na comunicação interna, o que resulta nos desencontros de informações na comunicação externa. Avalia que a falta de comunicação ocasiona o descontentamento e o afastamento dos paroquianos. Porém a comunicação, em relação à extensão territorial da cidade e aos números de comunidades relacionadas considerada precária.
Para os entrevistados, o público-alvo da Paróquia é identificado sendo todos os católicos, mesmo não sendo praticantes e atuantes assíduos. Na mesma forma com que todos os moradores são públicos das ações da Igreja Lapiana.
A comunicação da Paróquia é avaliada como sendo um “armário” com várias “gavetas” onde acabam ficando isoladas.
A aplicação da comunicação não é vista como um obstáculo na Paróquia, mesmo sendo uma das maiores da Arquidiocese de Curitiba, o importante, é valorizar os paroquianos interessados em atuar na Igreja. Para ambos a comunicação da paróquia está aberta a todos, porém não atinge na mesma intensidade, a dificuldade em fazer contato diretamente com os padres, devido ao número dos padres que estão atuando na cidade. 
O único meio de comunicação massivo utilizado pela Paróquia é a Rádio Legendária,  que traz sua programação voltada para a comunidade religiosa.  É um meio de comunicação de mensagem rápida e retorno rápido, porém nem todos tem acesso contínuo a essa comunicação, o que faz com que a informação transmitida não tenha o alcance total esperado.
Um dos questionamentos feitos por um dos entrevistados é com relação a organização da programação da paróquia, gera reclamações constantes, pois a maioria dos eventos são avisados em cima da hora não dando tempo para que os interessados possam se organizar para estar participando. Isso se reflete nos resultados da pesquisa quantitativa, onde os respondentes apontam que há falta de comunicação da paróquia.  Isso é reflexo da falta de comunicação, pois o rádio não atinge a todos.
A aplicação da PASCOM, para os respondentes é vista como ponto positivo, pois se torna viável pela realidade da Paróquia, uma paróquia com grande número de comunidades, pastorais e movimentos. A PASCOM auxiliaria com a evangelização entre a paróquia e seus paroquianos, auxiliaria na divulgação da Paróquia dentro e fora dela. A PASCOM faria a ligação entre as demais pastorais e movimentos, e assim ajudaria na integração da Igreja com a sociedade. A atuação da PASCOM é importante pois assim todos falariam a mesma língua, assim haveria facilidade no contato interno e externo.
A escolha de uma equipe que exerça a atividade da PASCOM é importante para o bom andamento desta Pastoral. A atuação da Igreja nos meios de comunicação massivos da cidade é importante, uma vez que os meios devem estar a serviço das pessoas.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a comunicação aplicada e conhecer os pontos a serem trabalhados para a melhoria da comunicação na Paróquia. Com a pesquisa também, foi possível avaliar qual a visão da PASCOM para os entrevistados, e quais resultados se espera.
A pesquisa confirmou a atuação e a importância da PASCOM, vários motivos foram apontados pelos entrevistados, o que ressalta a necessidade que a paróquia tem em se comunicar com a população. 
As pesquisas, quantitativa e qualitativa servirão para juntamente com o Pároco da cidade fazer uma avaliação, analisando a comunicação da cidade, os interesses dos entrevistados e assim poder fazer as modificações necessárias para atingir êxito e poder ter maior resultado com a comunicação.  

4. PASCOM NA PRÁTICA: O PRESENTE
O Pároco é o responsável por todas as pastorais da Paróquia; no entanto, não é ele quem realiza tudo sozinho. O primeiro passo para a PASCOM é organizar uma equipe composta por pessoas interessadas em comunicação, principalmente profissionais da área. O segundo é o levantamento dos recursos já existentes na comunidade, ver a realidade da comunicação na paróquia: atendimento da secretaria paroquial; comunicação entre as pessoas, pastorais, movimentos e serviços, participação na liturgia; qualidade das reuniões, encontros e eventos, estar em contato com todos os grupos organizados dentro da paróquia (pastorais e movimentos), e nos meios de comunicação. O passo seguinte é a ação. O planejamento vai dar condições de a equipe paroquial selecionar aquelas atividades com as quais é possível trabalhar para obter os melhores resultados.
A PASCOM terá como finalidade ajudar na integração das comunidades relacionadas à Paróquia Santo Antônio, as pastorais e movimentos, participar das ações da sociedade, ao mesmo tempo, fazer a divulgação dos trabalhos e programações da Paróquia e caberá aos responsáveis pela PASCOM, juntamente com o pároco responsável, desenvolver um planejamento de comunicação, para que possam ser implantadas as ações de comunicação.
Como citado, a PASCOM não é uma pastoral independente, ou seja, para implantar a Pastoral da Comunicação na Igreja da Lapa, será necessário que haja uma interação entre as demais pastorais e movimentos já existentes. Deve ser o elo de ligação entre os fiéis e a Igreja.
Não devemos vincular a PASCOM, somente, à produção de um meio de comunicação - jornal, rádio, boletim, site. Sua ação é bem mais ampla: pode, e deve atuar em toda comunicação da paróquia, secretaria paroquial, nas equipes de liturgia, na catequese, pastoral da juventude, os ministérios musicais, o som da Igreja, os avisos da missa. Os meios de comunicação, como jornal, site, revistas, técnicas de reunião, rádio ou TV devem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da paróquia de atuação da PASCOM.
A missão de Jesus que foi destinada aos discípulos, e que hoje se estende a toda Igreja "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a humanidade...” (Mc 16, 15) só se faz presente com a atuação da comunicação, pois como a mensagem de Deus chegaria a todas as casas e a todas as pessoas? Somente fazendo uso da comunicação e seus meios é que podemos propagar a mensagem da Igreja, fazendo com que ela chegue aos quatro cantos do mundo.  
Em muitas Paróquias, ainda não se divulga o que se faz; por isso muitos não conhecem a dimensão dos trabalhos realizados pela Igreja da sua comunidade. A Igreja deve saber aproveitar as influências positivas da comunicação. Saber explorar todos os meios de comunicação que a comunidade possui, fazendo uso de linguagem adequada para cada meio utilizado e para o público a quem se deseja transmitir. A inovação é fundamental para a conquista de novos fiéis. Mesmo dentro das celebrações, utilizar os recursos de comunicação de acordo com o público participante, para cativar e incentivar ainda mais a participação.
O profissional de Jornalismo se preocupa em fazer a coleta e divulgação da informação. Já o Publicitário é responsável em buscar novos clientes. O profissional de RP deve estar atento às necessidades do público, pois se não há fiéis não há Igreja. O RP deve estar atento e identificar possíveis falhas e acertos na comunicação direcionando aos públicos de interesse, controlar e organizar os recursos utilizados. Deve fazer a ligação entre as necessidades dos públicos interno e externo. O profissional deve desenvolver uma estratégia que permita uso de uma linguagem adequada e correta que beneficie o receptor a quem se busca comunicar; por isso, a troca de informações deve ser constante. O Relações Públicas atuará com comunicação institucional, ou seja, trabalhará para que a imagem da instituição seja a melhor possível diante de seu público-alvo.

5. ATUAÇÃO DA PASCOM: O FUTURO

Na Paróquia Santo Antônio da Lapa, a PASCOM terá como missão inicial:
·        Desenvolver a espiritualidade do comunicador cristão;
·        Valorizar a celebração do Dia Mundial das Comunicações;
·        Atuar juntamente com os profissionais de comunicação que estão nos meios massivos;
·        Promover uma comunicação transparente e respeitosa;
·        Fazer levantamentos das formas de comunicação existentes na cidade;
·        Desenvolver espaço de acolhida, na paróquia e nas comunidades, onde os membros da Igreja se sintam bem acolhidos;
·        Preparar um local próprio para disposição de materiais de comunicação;
·        Colaborar com a organização de festas e eventos, colaborar com os organizadores;
·        Implementar formas criativas para a participação da população cristã;
·        Colaborar com a comunicação da liturgia;
·        Valorizar os símbolos utilizados pela Igreja;
·        Apoiar e colaborar com as demais pastorais e movimentos da Paróquia, auxiliar na produção de matérias e recursos para a divulgação;
·        Avaliar as atividades já realizadas;
·        Promover ações para melhorias na comunicação pedagógica;
·        Colaborar com a Pastoral da Catequese da Paróquia;
·        Dinamizar os encontros, celebrações;
·        Trabalhar parcerias com os meios de comunicação da cidade;
·        Envolver-se com as causas humanitárias, que sejam de interesse da Igreja local e mundial.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Ao fim de deste trabalho de estudo e pesquisa, após analisar os resultados das pesquisas qualitativa e quantitativa, foi constatado que existe interesse entre os católicos lapianos de se manter informados e participar mais da vida da Igreja local. Nas pesquisas constatou-se que há dificuldades no relacionamento com os paroquianos por falta da comunicação entre a Igreja e seu público. Para o melhor andamento da Igreja Católica na cidade da Lapa, a Paróquia Santo Antônio deveria investir na implantação da PASCOM, buscar novas formas de comunicação. Deveria planejar novas técnicas de comunicação para a Paróquia, atuar nos meios de comunicação massivos da cidade, a fim de melhorar o relacionamento entre Igreja/fiéis, transmitir a mensagem da Igreja Católica. É importante relevar a situação de que a Paróquia possui um grande número de comunidades relacionadas, um grande número de paroquianos, público-alvo, por esse motivo o trabalho de comunicação deve ser mais intenso. Com base nos resultados da pesquisa realizada por meio deste trabalho, a Igreja pode se tornar mais dinâmica, mais atuante na sociedade, mais comunicativa e mais participativa, de forma com que o evangelho chegue a todos de forma adequada e que todos possam ser anunciadores da Boa Nova de Cristo. Assim os paroquianos se sentem motivados à participar da religião.

CRONOGRAMA - 2006
Meses
Ago.
Set.
Out.
Nov.
Dez.
Semanas
1
2
3
4
5
1
2
3
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1
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1
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1
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3
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5
Pré-Projeto
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Definição do Projeto da Pesquisa.




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Metodologia - Preparação dos
instrumentos para pesquisa






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Revisão Bibliográfica.








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Aplicação dos instrumentos de
pesquisa.











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Análise e interpretação preliminar dos
dados.













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Preparação preliminar do Relatório do
Trabalho de Conclusão de Curso.















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Entrega preliminar do Relatório de
Trabalho de Conclusão de Curso.


















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Revisão dos dados teóricos e práticos
da pesquisa - se necessário


















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Análise e interpretação final dos dados
teóricos e práticos junto com os
professores orientadores e coorientadores.


















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Entrega final do Relatório de Trabalho
de Conclusão de Curso de Curso.




















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Preparação da apresentação do
Trabalho de Conclusão de Curso de
Curso para a Banca Examinadora.





















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Defesa Pública do TCC






















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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.                  ANDRADE, Teobaldo. Para entender Relações Públicas. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
2.                  BÍBLIA SAGRADA. Português. Edição Pastoral. São Paulo: Editora Paulus, 1990.
3.                  CNBB. Paróquia em Comunicação: Como iniciar a Pastoral da Comunicação na Comunidade Pastoral. Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social da CNBB. São Paulo: Paulinas, 1997.
4.                  Como iniciar a Pastoral da Comunicação na Paróquia.  Acesso em: 13 set. 2006.
5.                  Conhecendo a PASCOM Diocesana. <http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=3824> Acesso em: 18 set. 2006.
6.                  DARIVANoemi. Comunicação Social na Igreja: Documentos Fundamentais.  São Paulo: Paulinas, 2003.
7.                  FERREIRA. Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI –O dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1999.
8.                  MELLO, José Marques de. Comunicação Eclesial: Utopia e Realidade. São Paulo, Paulinas, 2005.
9.                  MIKA, Lourenço. Pastoral da Comunicação – PASCOM. < http://www.maikol.com.br> Acesso em 15 set. 2006.
10.             O que é PASCOM?  Acesso em: 18 set. 2006.
11.             OLIVEIRA, José Fernandes. Novos Púlpitos e novos pregadores.  São Paulo: Paulinas, 2004.
12.             Pastoral da Comunicação. Disponível em: Acesso em 23 ago. 2006.
13.             Rádio Legendária 960 AM. < http://legendaria.am.br/home.html> Acesso em: 25 set. 2006.
14.             SOARES, Ismar de Oliveira. Como organizar a Pastoral da Comunicação.  São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
15.             Wikipédia:  A Enciclopédia Livre. < http://pt.wikipedia.org> Acesso em: 10 out. 2006.

GLOSSÁRIO

Arquidiocese – é uma divisão administrativa da Igreja Católica Romana.
igreja –  com letra minúscula, igreja se refere ao templo. Estrutura física.
Igreja – com letra maiúscula, Igreja se refere à instituição religiosa.
Movimentos – os  movimentos na Igreja Católica nascem da inspiração do Espírito Santo, respondendo às urgências da Igreja em determinados lugares, ocupando espaços vazios na ação pastoral.
Paróquia – é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco.
Pastoral –  pastoral é toda atividade da Igreja como Igreja. É a própria vida da Igreja quando age e se manifesta em cada situação do mundo atual, edificando-se a si mesma.

LISTA DE ANEXOS

Anexo 1
1.            Você conhece os eventos realizados pela Paróquia Santo Antonio?
(   ) Sim         
(   ) Não         
(   ) Alguns
2.            Você conhece as pastorais existentes na Paróquia?
(   ) Sim
(   ) Não
(   ) Algumas 
3.            Por qual meio de comunicação você busca informações sobre a Paróquia?
(   ) Rádios da cidade
(   ) Jornais da cidade
(   ) Site
(   ) Secretaria Paroquial
4.            Por qual meio de comunicação gostaria de receber informações da Paróquia?
(   ) Rádios da cidade
(   ) Jornais da cidade
(   ) Site
(   ) Secretaria Paroquial
5.            Como avalia o Programa de Rádio “Caminhando e Evangelizando”  da  Rádio Legendária?
(   ) Muito Bom
(   ) Bom
(   ) Razoável
(   ) Ruim
(   ) Péssimo
6.            Como avalia a comunicação utilizada pela Paróquia?
(   ) Muito Bom
(   ) Bom
(   ) Razoável
(   ) Ruim
(   ) Péssimo
7.            Já ouviu falar em Pastoral de Comunicação?
(   )  Sim
(   )  Não
(   )  Algumas Vezes

Anexo 2

1.            Como avalia a comunicação interna e externa da Paróquia Santo Antonio da Lapa?
2.            Como identificar o público-alvo da Paróquia Santo Antonio?
3.            Como a Paróquia trabalha a comunicação entre as pastorais relacionadas?
4.            A Paróquia possui um grande número de comunidades relacionadas; como é trabalhar a comunicação nesse caso?
5.            Qual meio de comunicação a Paróquia utiliza para divulgar a programação e os trabalhos realizados?
6.            O que contribuiria para melhorar a comunicação da Paróquia com o seu público-alvo?
7.            Quais os obstáculos enfrentados pela Paróquia pela falta de comunicação?
8.            Qual a viabilidade da aplicação da PASCOM na Paróquia da Lapa?
9.            O que a PASCOM poderia ajudar na Paróquia?
10.       Qual a contribuição esperada da comunicação e seus meios pela Paróquia?
- - -
Cartilha
Introdução

Esta cartilha pretende ser uma forma de entusiasmar a Paróquia e suas comunidades, pastorais e movimentos a se interessar pela comunicação.
A primeira coisa a se fazer é montar uma equipe, para que comece a levantar o que já existe de comunicação dentro da comunidade cristã.  A equipe deve ser constituída por pessoas abertas, desprendidas e que gostem e tenham interesse pela comunicação e seus diversos meios.
A Equipe de PASCOM deve ter um bom relacionamento, dentro e fora da Igreja, conhecer os meios de comunicação que podem ser utilizados pela comunidade.
Temos um campo muito amplo de atuação. Há muito a aprender, muito a desenvolver.

O que é Comunicação?

Comunicação é o ato ou efeito de comunicar, emitir, transmitir e receber mensagens por meio da linguagem verbal, escrita ou eletrônica. É uma arte tão antiga quanto o ser humano.
Comunicar não é simplesmente transmitir uma informação, é muito mais amplo. Tudo o que se ouve, vê, sente e prova é comunicação.  Comunicação é, por fim, uma transmissão de experiências, informações e estímulos que influenciam em nosso comportamento.
O processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
Só há verdadeira comunicação quando o emissor comunica o que é, e se abre ao acolhimento do outro, sem dominá-lo.

Comunicação de massa

É determinada comunicação de massa o veículo de comunicação que atingem todos os cantos, não exatamente a todos os públicos, mais exerce uma influência em todas as camadas sociais. 

Comunicação dirigida

É determinada comunicação dirigida àquela que tem o objetivo de transmitir ou conduzir a comunicação a determinado público. A comunicação é direcionada ao público de interesse diminuindo os ruídos de comunicação.

O que é PASCOM?

Pastoral da comunicação é o elo de ligação entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações que há na comunidade, bem como os meios de comunicação que existem dentro e fora da comunidade. Ela não é mais uma pastoral, mais é o que dá comunhão nas atividades e na existência da comunidade.

O que não é PASCOM?
PASCOM não é um boletim, um mural, página  de internet, jornal, etc..
Os meios de comunicação são ferramentas utilizadas pela Pastoral da Comunicação.

Por que ter uma Pastoral da Comunicação?
A Pastoral da Comunicação serve para fortalecer a comunhão, para que todos tenham conhecimento e possam participar dos eventos da comunidade. Para dinamizar e tornar mais viva a participação dos fiéis nas celebrações. Para divulgara paróquia dentro e fora dela.  Para chegar mais perto das pessoas, usar linguagem adequada para cada meio. Enfim, a PASCOM serve para levar a Boa Nova a todos sem distinção.

Como iniciar a PASCOM?
O Pároco é o responsável por todas as pastorais da Paróquia, no entanto, ele não pode e não deve trabalhar sozinho. Por esse motivo o Pároco delega os trabalhos às equipes correspondentes.
O primeiro passo para a PASCOM é organizar uma equipe composta por pessoas interessadas em comunicação, principalmente comunicólogos.
O segundo é o levantamento dos recursos já existentes na comunidade, ver a realidade da comunicação na paróquia, estar em contato com todos os grupos organizados dentro e fora da paróquia (pastorais e movimentos),  e nos meios de comunicação.
O passo seguinte é agir. O planejamento vai dar condições de a equipe paroquial selecionar aquelas atividades com as quais é possível trabalhar para obter resultados.
A equipe deve ter criatividade na busca da divulgação da Boa Nova.
A PASCOM deve ser uma equipe de trabalho conjunto, sendo a ligação entre os movimentos da paróquia, ampliar o diálogo entre as pessoas
A PASCOM deve promover mais fraternidade, motivar. Deve estar presente e interagir em todos os trabalhos da Igreja.

O que são meios de comunicação?
Os meios de comunicação são instrumentos, veículos utilizados para transmitir uma mensagem, para a realização do processo de comunicação.  Vejamos alguns exemplos:

1. Cartaz: Meio de comunicação de mensagem direta. A mensagem deve conter uma única idéia, poucas palavras. Aa fonte utilizada deve ser legível e de tamanho grande. O cartaz deve ser agradável aos olhos do receptor. As cores devem ser usadas, sem exageros. As imagens devem ser usadas para complementar a informação. Atrai o olhar, prende a atenção, sua comunicação é rápida e por isso sua mensagem deve ser bem definida. Deve ser afixado à altura dos olhos.
Deve ser utilizado para divulgar campanhas, cursos, encontros e reuniões ou incentivar uma ação.
Utilizado para comunicação interna e externa. Veículo de comunicação dirigida.

 2. Quadro-mural: Quadro-mural é o local onde são afixados os “cartazes” da comunidade, avisos de reuniões, balancetes financeiros, aniversariantes do mês, divulgação de cursos, horários de missas e catequese.
Utilizado para a comunicação interna.
Veículo de comunicação dirigida.


3. Jornal Mural: Painel com informações e notícias, podendo conter textos, desenhos e fotos. Montado com informações da comunidade.
É um meio de comunicação popular. Deve ter uma boa localização afim de que possa atingir a todos os que passem pelo local.
Seu texto deve ser legível de forma que facilite a leitura.
Sua linguagem deve ser objetiva.
Utilizado para a comunicação interna.
Veículo de comunicação dirigida.

4. Faixa: Mensagem semelhante à de um cartaz, apresenta-se à vista e em forma de tira (pode ser utilizada em forma horizontal ou vertical).
Pode ser usado para comunicação tanto interna quanto externa.
Veículo de comunicação de massa.

5. Placa: Chapa ou lâmina de material resistente destinada a veicular mensagens curtas de rápida leitura. Geralmente as placas ficam afixadas em local de trânsito de veículos.
Utilizado para comunicação externa.
Veículo de comunicação de massa. 
6. Outdoor: O outdoor é um cartaz com 3m de altura e 9m de comprimento, com troca de mensagens a cada 15 dias. É utilizado para campanhas durante o ano. Pode ser impresso em cores.
Sua veiculação é feita em vias públicas, ou em pontos de boa visibilidade.
É um forte apelo visual e comunicação instantânea.
Deve-se falar o essencial, causar impacto e obter memorização.
Transmitir a mensagem em média de 8 segundos; usar palavras curtas e de um só significado; legibilidade.  O outdoor é visto entre 10 e 100 metros.  Muito texto compromete a eficiência do anúncio.
Veículo de comunicação de massa.

7. Boletim: Um boletim impresso, com notícias, formato pequeno que geralmente trata do interesse de um grupo ou de uma comunidade.
Sua linguagem é coloquial, sem palavras difíceis.
Sua periodicidade deve ser entre mensal, bimestral ou trimestral.
Pode conter imagens, fotos e desenhos.
Anunciantes e patrocinadores devem ser da região que abrange o boletim.
Sua distribuição é gratuita. 
Apresentação gráfica deve conter poucas páginas (4 ou 8), tamanho meia folha, tablita, tablóide.
Veículo de comunicação dirigida de circulação interna.
8. Jornal: Periódico de folhas soltas encasadas, no qual se publicam notícias, entrevistas, comentários, anúncios, informações úteis para o público. Pode ser de veiculação diária ou semanal.
Comunicação interna e externa. Veículo de comunicação de massa. 

 9. Revista: Publicação periódica de formato variado, em que se divulgam artigos originais, reportagens sobre vários temas, ou, ainda, em que se divulgam trabalhos sobre assuntos variados.
Revista possui um alcance maior. É uma análise dos fatos veiculados pela televisão, rádio e jornais diários.
A revista possui um público-alvo bem definido, de acordo com os interesses do grupo.
     Periodicidade: semanal, quinzenal, mensal.
Veículo de comunicação interna e externa. Veículo de comunicação de massa.
10. Telefone: Foge do contato face-a-face, porém, é uma comunicação direcionada ao público de interesse. Saber: quem fala, para quem fala, o quê fala, o que espera com o recado. Veículo de comunicação dirigida.
11. Música: Durante as celebrações, as músicas fazem as complementações das orações e ligações dos temas.
Todos os fiéis devem ter a letra dos cânticos para poderem cantar também. O volume dos instrumentos não pode ser mais alto do que o volume da voz humana. Para cada tempo litúrgico, é importante a escolha dos cânticos apropriados. Comunicação dirigida.
12. Teatro: É uma ótima forma de comunicação com todas as idades. Bom para dinamizar as celebrações, para aumentar a participação.
Onde utilizar o teatro:
Celebrações: evangelhos e homilias, ações de graça, ritos de oferendas; Fora das celebrações: Pastorais, grupos de reflexão, catequese,cursos;Datas comemorativas: Páscoa, Natal, Dias das Mães, Dias dos Pais, festas do Padroeiro.
13. Rádio: É um dos meios que estão mais próximos ao público.  É uma forma de popularizar os acontecimentos. Sua informação chega mais rápido ao seu destinatário.
Utiliza uma linguagem simples. Veículo de comunicação de massa.
14. Fotografia: Uma imagem vale mil palavras. Em impressos, a foto ilustra o texto. A foto é um meio de comunicação, pois informa através de sua arte (enquadramento, movimento, momento) e pela técnica (iluminação, focalização, velocidade).
Veículo de comunicação mista.
15. Televisão: Semelhante a um programa de rádio, porém a televisão combina a palavra com a imagem em movimento.
16. Internet: Quebra a limitação das informações. Pode ser alcançada por pessoas e locais nunca antes esperados.   A comunicação pela Internet não acaba com as demais
17. Discurso, sermão e a homilia: O discurso não precisa ser religioso; ele nos fala de temas atuais.
O sermão tem conotação mais bíblica, moral; é mais uma catequese. É dado num tom que corresponde à festa ou a dor que a Igreja celebra.
A homilia tem que explicitar os temas daquela missa e daqueles dias. A homilia é ligada à eucaristia daquela celebração. Fugiu do tema da missa, já não é mais homilia.
A homilia tem por finalidade explicar os textos bíblicos e atualizar a sua mensagem. A homilia deve conter algo para sentir, algo para mudar, algo para aprender e algo para fazer.
O homiliasta deve ser visto. Deve se posicionar frente ao povo, num local elevado; deve evitar ficar atrás do altar ou atrás de uma estante alta.
O homiliasta pode dialogar com a comunidade, fazendo perguntas, provocando depoimentos, pois, a palavra é de todos.
Deve-se utilizar uma linguagem adequada ao público que está assistindo.
Até 7 minutos, o padre (ou o homiliasta) fala para o povo; até 10 minutos, para as paredes; além disso, para si próprio.
Comunicação dirigida.
18. Aviso nas celebrações: Cuidado quem muito fala nada comunica. Mais de 3 avisos já se perde.
O Aviso deve estar ligado ao Mural. Deve ser de interesse geral, claros e objetivos.
Quando se avisa - depois da oração pós-comunhão, antes da bênção final; não no momento da ação de graças.O quê se avisa - na igreja, se avisa aquilo que tem a ver com a evangelização, com a pastoral, com a catequese, com a liturgia. O público-alvo dos avisos são os fiéis presentes na celebração e não os ausentes; por isso, a mensagem tem que ser do interesse deles. O evento tem que ser da semana em curso. Não se avisa aquilo que vai acontecer num futuro muito longínquo. Uma cópia da folha de avisos, impressa ou fotocopiada, dever ser afixada no quadro-mural; se alguém se interessou por algo e não conseguir memorizar, pode conferir no quadro-mural.
O quê não se avisa - Anúncio de bingo, quermesse, mutirão, passeio, passeata, abaixo-assinado... isso deve ser feito através de outro veículo, como panfleto, boletim impresso, cartaz afixado no quadro mural. Aviso de missa noticia o que vai acontecer; notícia noticia o que aconteceu.
19. Secretaria Paroquial:  É o cartão de visita da comunidade; por isso deve estar em harmonia com o pároco. O secretário(a) cumpre um ministério de acolhida, deve, portanto, conhecer o que faz, conhecer a linguagem religiosa, querer bem a todos e querer o bem de todos. É um formador, líder de opinião, por isso, a necessidade de viver em harmonia com todos, em especial com o padre. Saber acolher inclusive pelo telefone. Este trabalho está intimamente associado ao pastoreio do Povo de Deus; mais que ser uma boa profissional, os secretários tem que ter atitudes profundamente cristãs. Como toda secretária(o), conhecer a estrutura da empresa; conhecer o CPP, o CAEP, os MECEs, os movimentos de espiritualidade, as pastorais específicas; conhecer a catequese e a liturgia; conhecer as normas dos sacramentos estar apta a explicar sobre cada um deles; participar dos eventos (celebrações, cursos, encontros...) promovidos pela paróquia.
Funções da Secretária: ser um auxílio nas atividades pastorais e litúrgicas; auxiliar na administração da paróquia (matriz e capelas); agendar e facilitar celebrações e reuniões; manter em dia os livros, com duplicata, da escrituração paroquial (batismo, casamento, crisma); gerenciar o material da catequese (livros, vídeos), da liturgia (folhetos), dos grupos-de-reflexão (livretes); cuidar da correspondência; enviar os comunicados para todas as lideranças; cuidar de pagamentos e recebimentos de taxas mensais, dízimos, impostos, parcelas, contas; se for o caso, marcar as intenções das missas.
COMUNICAÇÃO E IGREJA
Acolhida: a Igreja deve  prestar mais atenção nesta importante forma de comunicação, que é saber acolher, saber receber, por isso, uma equipe que pode estar presente em todas as celebrações, disseminando sua alegria, cordialidade e simplicidade a todos que buscam aquela comunidade, saber acolher é um tema que deve estar presente em todas atividades da Igreja, sendo a grande diferença entre o retorno ou não dos que procuram a comunidade.
Liturgia: É o grande meio de comunicação. Elo de comunicação com Deus. Povo que celebra. Tem que ser produtiva e participativa, ter ritmo. O ritmo é a coisa mais importante na comunicação seja falada ou escrita, seja numa celebração, numa palestra, num programa, numa reunião. É necessário que os celebrantes deixem o povo participar.
Movimentos e Pastorais: A Comunicação deve integrar nos níveis a que pertence, seja movimento ou pastoral e sair do individual. A Igreja tem lugar para todos, tem trabalho para todos. O importante é descobrir qual é o carisma e se integrar e juntos formarem a igreja que é o corpo de Deus.

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